top of page

Hipnoterapia – na perspectiva da Neurofisiologia

Updated: Dec 28, 2024

                                

Desde sempre, buscamos e experimentamos métodos para alcançarmos a tranquilidade interior. Com isso, muitas práticas surgiram, como os mantras, músicas, meditação, cânticos, ioga, entre outros.

No prisma da neurofisiologia, a Hipnoterapia muito se aproxima destas práticas, na abordagem das diferentes frequências mentais e suas influências comportamentais, emocionais e na nossa saúde em geral.

Mais especificamente, a Hipnose Condicionativa caracteriza-se por facilitar um rápido acesso às frequências mais profundas, do subconsciente.


A neurociência fala de quatro frequências mentais distintas que correspondem a vários estados e funções:


- Beta: 12-30 Hz - Estado de vigília, concentração e pensamento racional: frequência acelerada.

- Alfa: 8-12 Hz - Vigília relaxada: estado emocional, criatividade, relaxamento e meditação leve.

- Theta: 4-8 Hz - Frequência mais lenta em comparação com Alpha: meditação e relaxamento mais profundos.

- Delta: 0,5-4 Hz - Frequência mais lenta: sono profundo ou terapêutico, ou seja, o subconsciente, além da mente racional.


A Hipnose Condicionativa é a única terapia disponível hoje, que possui a capacidade de revisitar os registros da concepção e bloquear a frequência original vibratória negativa, quando existirem, provenientes do pai ou da mãe e até de ambos. Para tal, é imperativo minimizar a ansiedade e induzir ondas cerebrais oscilando em ciclos de 1-3 Hz (nível Delta), correspondendo a um estado de transe ou sono profundo.


Além disso, durante o processo da Técnica Condicionativa, a pessoa não pensa, nem imagina, apenas sente, pois o crítico é totalmente afastado do racional, dessa forma descarta-se a possibilidade de a pessoa ser induzida a criar imagens mentais.


As energias vibracionais que guiam a consciência, incluindo o próprio pensamento, são tão tangíveis quanto as energias do som e do sol. Essas energias irradiam frequências vibracionais e se propagam através de ondas. Da mesma forma que as ondas sonoras podem penetrar em certas substâncias, as energias de consciência de uma pessoa funcionam da mesma maneira: o tempo todo projetamos ondas mentais, na forma de pensamento.


Enquanto as energias negativas contaminam coisas, lugares e pessoas semelhantes a um vírus, as energias positivas possuem o potencial de curar, sentimentos que emanam do amor e da compaixão são inerentemente positivos, enquanto raiva, ódio, ciúme, inveja, mágoa e outras emoções negativas são prejudiciais. É crucial estar atento a essas energias e seu impacto em nossas vidas.




Bibliografia:

Neuroscience of Chanting — Dr. Sweta Adatia

Comments


© 2035 by Amelia Banks. Powered and secured by Wix

bottom of page